Através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, será realizada a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – JPC-MG.
Esta ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT tem como finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais na realização de atividades para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural, objetivando uma maior sensibilização da sociedade.
Neste ano de 2021, onde se comemora os 50 anos do IEPHA/MG e os 25 anos da Lei Hobin Hood, a 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais propõe o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”.
Diante do cenário atual, com tantas transformações e novos desafios, a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais assume um papel fundamental no tema proposto. Apresenta-se por meio de três eixos de reflexão: Trajetória das Políticas Públicas do Patrimônio Cultural, Novos patrimônios e novas tecnologias e Lugares de Memória, como instrumento de incentivo à promoção do conhecimento e de ações educativas e de difusão do patrimônio cultural de Minas Gerais.
Com isso o município de Baldim/ MG, realizará no dia 21 de setembro, ações de formações e debates sobre políticas de patrimônio nos cenários estadual e municipal por meio dos cursos: “Trajetória das Políticas Públicas do Patrimônio Cultural: conhecer para preservar – Baldim/MG” e “Patrimônio Cultural Baldinense: desafios da preservação do patrimônio cultural”. Na modalidade ações de educação para o patrimônio cultural, com os públicos locais, o Departamento de Cultura está propondo uma cartilha com conteúdo didático sobre o bem cultural registrado a nível municipal Corporação Musical Santa Cecília, a fim de agregar novos conhecimentos aos alunos sobre a história e importância deste bem cultural.
Programação completa em iepha.mg.gov.br